sábado, janeiro 17

O jornalismo que se pratica em Portugal

Em Portugal o jornalismo não é sério, não é isento, não é igual para todos.
Claro que isto não é novidade para ninguém.
Mas continua a ser surpreendente como os próprios jornalistas insistem em provar que dão um tratamento diferente aos assuntos mediante quem está envolvido nos mesmos.
Desconhecem o significado da palavra "vergonha", e aqui ficam, mais uma vez, exemplos do jornalismo que se pratica no nosso país.

- ex-jogadores de um certo clube confessaram o uso de doping quando jogaram por esse clube

Um árbitro foi "apanhado" a jantar com dirigentes de determinado clube depois de apitar um jogo desse mesmo clube


Nenhum jornalista sequer mostrou interesse em falar com esses jogadores, com o dito árbitro, ou sequer com alguém do restaurante onde foi o repasto. 
Alguém na Roménia disse que um dia um treinador do SLB falou com um jogador do clube adversário do SLB, e rapidamente os jornalistas conseguiram chegar à fala com dirigentes romenos.

- Dois clubes foram alegadamente prejudicados em jogos internacionais, e as capas de certo jornal foram assim:


                                 

O BENFICA foi vergonhosamente prejudicado numa final europeia, e a capa do mesmo jornal no dia seguinte foi assim:


- Quando há um jogo em que o SLB foi alegadamente beneficiado por um erro do árbitro, as imagens são repetidas até à exaustão, estão sempre disponíveis e são muito fáceis de encontrar.
Quando são outros a ser beneficiados, o destino das imagens que provam esse mesmo benefício é este:


- Quando dois jogadores que jogaram no BENFICA não foram convocados pelo seu actual clube, a capa de certo jornal foi assim:


Ontem ficamos a saber que certo jogador não foi convocado para jogar contra o seu ex-clube




 e ficamos curiosos para ver a capa do mesmo jornal no dia de hoje, para ver se mantinham o mesmo critério editorial, se também usavam uma capa com letras garrafais, se mostravam através dessa mesma capa toda a indignação, como se fosse uma coisa inédita. A capa de hoje foi esta:


Viram? Conseguiram descortinar a referência a esta não-convocatória do jogador que não vai defrontar o seu ex-clube? Eu ajudo, está ali num cantinho bem pequenininho, por baixo da notícia do Danilo. Ocupa muito menos espaço do que mais uma referência ao caso Deyverson-Miguel Rosa. 

Cada vez me convenço mais de que o jornalismo em Portugal é das piores coisinhas que existem neste país. Se fossem honestos andavam com uma camisola destas:


Mas eles sabem lá o que é honestidade...